A Prefeitura Municipal de Salvador, está intensificando suas iniciativas para incentivar a economia local, visando aumentar as oportunidades de negócios e a criação de empregos e renda com o Invista Salvador.

A Prefeitura de Salvador está direcionando seus esforços para estimular a economia da cidade, visando a expansão dos negócios e a promoção do crescimento no emprego e renda. Na próxima terça-feira, 1º de agosto, às 12h, o prefeito Bruno Reis lançará o Programa Invista Salvador, em um evento que acontecerá no Centro de Convenções de Salvador, localizado em Boca do Rio.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o Invista Salvador é uma iniciativa resultado de um conjunto estratégico de ações, com o propósito de criar uma rede colaborativa entre organizações, tanto direta como indiretamente envolvidas no progresso econômico da região.

O Programa Invista Salvador adota uma abordagem semelhante a uma agência facilitadora. Seu enfoque é fortalecer o empreendedorismo local, otimizar o ambiente de negócios, reforçar as atividades empresariais já existentes e atrair investimentos. Essa abordagem é estruturada em três pilares centrais:

Melhoria do Ambiente de Negócios: Com a implementação de medidas de simplificação e desburocratização de normas, o programa visa a criar um ambiente mais favorável para as operações empresariais.

Atendimento ao Empreendedor: Por meio da atração de investimentos locais e estrangeiros, o programa busca dinamizar o cenário econômico.

Inteligência de Mercado: Através da realização contínua de estudos econômicos, o Invista Salvador fornece informações técnicas para impulsionar o desenvolvimento das cadeias locais.

Uma das principais iniciativas do programa é o Portal Invista Salvador (www.invista.salvador.ba.gov.br), que centraliza informações e dados econômicos relevantes para investidores, empresários e empreendedores. O portal foi projetado para facilitar o acesso a informações de maneira coesa, transparente e simplificada.

Além disso, o Invista Salvador disponibilizará um escritório que servirá como ponto de entrada para investidores e empreendedores. O programa também terá uma equipe dedicada à promoção de estudos econômicos setoriais e uma área focada na intermediação institucional com órgãos governamentais, fornecendo suporte e acompanhamento em todas as etapas do processo de realização de investimentos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, destaca: “O Invista Salvador é uma ferramenta crucial para o fomento da economia de Salvador. Ele foi concebido pela equipe da Semdec para fortalecer os esforços de crescimento econômico da cidade, tanto no que diz respeito à criação quanto à expansão de negócios, além de atrair investimentos, o que resulta na movimentação de capital, geração de empregos e aumento da renda.”

A Prefeitura vem desenvolvendo uma série de projetos e iniciativas constantes, voltados para o fortalecimento da economia local. Dentre eles, destaca-se a criação do Comitê Municipal de Desburocratização e Desenvolvimento Econômico de Salvador, com o objetivo de simplificar os processos administrativos e gerar um ambiente mais dinâmico e eficiente para os negócios.

Outro exemplo notável é o novo edital do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (PIDI), que visa à revitalização de imóveis em áreas específicas da cidade, incentivando a circulação de pessoas e a revitalização dessas localidades.

O Invista Salvador também abrange uma iniciativa para o fortalecimento da economia marítima, através do SAC Náutico, uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, a Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), Receita Federal e Polícia Federal. Essa colaboração visa melhorar o ambiente de negócios no setor náutico da cidade, simplificando processos burocráticos e promovendo eventos e oportunidades de negócios nessa área.

Além disso, a cidade viu a implementação de medidas para estimular o empreendedorismo, como o CredSalvador, um programa pioneiro de microcrédito que já beneficiou milhares de empreendedores durante a pandemia.

A busca por facilitar o ambiente de negócios também foi evidente com o lançamento do SAC do Empreendedor, uma unidade que oferece serviços de licenciamento empresarial, formalização e regularização de negócios.

Todas essas medidas são partes integrantes do Invista Salvador. O objetivo central de todas essas ações é tornar Salvador uma cidade atraente para investidores e empreendedores, gerando oportunidades e crescimento econômico. A secretária Mila Paes salienta que esse esforço já rendeu resultados palpáveis, refletidos no avanço de cinco posições na edição de 2022 do ICM – Índice de Concorrência dos Municípios, um ranking elaborado pelo Governo Federal.

Mila Paes destaca ainda a importância do diálogo constante da Semdec com o setor produtivo, ressaltando a realização do Fórum Empresarial, que já está em sua quarta edição, como um espaço fundamental para escutar as necessidades da comunidade empresarial.