Logo Prefeitura de Salvador

Salvador inaugura o primeiro SAC Náutico do Brasil para alavancar a economia marítima

A Prefeitura de Salvador inaugurou hoje (09) o SAC Náutico, um empreendimento pioneiro no Brasil, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico do setor náutico na região. A iniciativa conta com a parceria da Marinha do Brasil, Receita Federal e Polícia Federal, e visa simplificar procedimentos, reduzir burocracias e criar um ambiente propício para investimentos, com o foco na geração de empregos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), Mila Paes. O evento ocorreu no Doca 1, localizado no Comércio, onde o SAC Náutico está situado. O prefeito destacou a importância do projeto como um vetor de crescimento econômico para a cidade, complementando esforços em setores como saúde, tecnologia e inovação.

Durante a cerimônia, foi anunciada a Trilha Náutica de capacitação, um projeto liderado pela SEMDEC, que abrangerá cursos especializados em mecânica de motores náuticos, eletricidade naval, eletrônica naval e manutenção de casco de embarcações. Pelo Senai, serão oferecidos os cursos de mecânico de motor náutico, eletricista naval, eletrônica naval e manutenção de casco de embarcações. Em colaboração com a Trecon Treinamentos e a Viacom, será disponibilizada turma de mecânico de manutenção náutica de pequeno porte. O principal objetivo é preparar profissionais altamente qualificados para atender à crescente demanda do mercado náutico.

A secretária Mila Paes enfatizou o grande potencial da atividade náutica, destacando que cerca de 40 mil veleiros navegam pelo mundo e a ausência de Salvador – e da Bahia – de seus roteiros. Ela ressaltou o impacto econômico positivo, com a geração de empregos diretos e o aumento do tempo de permanência dos turistas na cidade.

As turmas da Trecon e Viacom serão iniciadas nesta terça-feira, 10, e as do Senai começarão no dia 23 de outubro. Os interessados em participar devem agendar o atendimento através do site [www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br]. Salvador está se posicionando como um centro náutico completo, pronto para receber investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico por meio do mar.