Segundo simpósio sobre práticas esportivas é realizado em Salvador

Aconteceu, no dia 13 de março, em Salvador, o segundo simpósio “Mapeamento da Prática de Atividades Esportivas pelos Alunos da Rede Municipal de Ensino de Salvador Dentro e Fora do Ambiente Escolar”. O evento foi durante toda a quarta, na Associação Bahiana de Medicina, no Bairro de Ondina. O encontro visa apresentar aos órgãos municipais a necessidade de fazer um mapeamento do esporte na cidade, e é fruto de um convênio entre o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial do Esporte; e Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

O evento foi dividido em duas etapas. A primeira aconteceu no turno da manhã e recebeu servidores da Semtel, Secretaria Municipal de Educação (Smed), Prefeitura-Bairro, Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Com a palestra “O presente da gestão pública do esporte – o que esperar?” além da apresentação dos resultados do Mapeamento do ceário das ações esportivas de Salvador.

A segunda etapa do simpósio ocorreu no turno vespertino, iniciado por um debate sobre o entendimento do cenário apresentado, além de colher sugestões da plateia. Essa parte foi finalizada com a formação de grupos para levantamento de propostas de ação e apresentação final das diretrizes a serem adotadas posterior a esse evento.

O diretor de esportes da Semtel, Daniel Alves, destaca a importância do mapeamento. “Uma proposta como essa, que visa entender a situação do esporte dentro e fora das escolas e comunidades, traz maior eficiência no processo educativo de Salvador. Com os números e sugestões do ano passado já conseguimos um resultado satisfatório. A intenção, agora, é otimizar as políticas já adotadas e, quando possível, ampliar a quantidade de equipamentos à disposição do público-alvo, que são as crianças e adolescentes, além de gerar satisfação a população”, afirmou Daniel Alves.