Seminário encerra 1ª edição do Crescendo e Empreendendo nas Casas de axé

Acontece no dia 9 de novembro o seminário de encerramento da primeira edição do Projeto Crescendo e Empreendendo em Casas de Axé, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), em parceria com o Sebrae-Ba, como parte das ações do programa Salvador Capital Empreendedora. O evento será realizado a partir das 15h no Espaço cultural da Barroquinha, em Salvador. O seminário “Cultura Empreendedora nas Casas de Axé: Crescendo e Empreendendo”, terá como palestrantes a Yakekerê do Ilê Axé Oxumarê, Sandra Bispo e o Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, professor Hélio Santos. Haverá também apresentação cultural do grupo Matamba.

Também estarão presentes no evento o Secretário Bernardo Araújo, a subsecretária da Sedes, Adriana Campelo, a coordenadora de empreendedorismo, Nívia Santana, o Diretor de Trabalho e Qualificação Profissional, Sinval Vieira, bem como o presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro.

O objetivo do projeto é despertar o empreendedorismo nas comunidades religiosas e capacitar os indivíduos no aprimoramento das competências e habilidades já existentes nos terreiros. Essa é uma das estratégias da Prefeitura Municipal do Salvador, dentro do Programa Capital Empreendedora para inclusão social e acesso ao mercado de trabalho.

Em março deste ano, participaram os terreiros Ilê Axé Oyá Mesi (Fazenda Coutos), Abassá de Ogum (Itapuã), Ilê Axé Opô Afonjá (Cabula), Junsún (Alto do Cabrito), Asipá (Bairro da Paz), Instituto Íris (Vila Canária), além da Associação de Cegos da Bahia (Barris), Instituto de Cegos da Bahia (Barbalho) e o Centro Social Urbano (Nordeste de Amaralina).

Neste semestre foram contemplados os seguintes terreiros: Centro Espirita Caboclo Itapuã (Alto do Coqueirinho), Nzo Leemba Mukumbi Junsara (Periperi), Ilê Axé Bualan Omó ti Gbara (Lagoa da Paixão), Terreiro Axé Jezubun (Beiru), Ilê Axé Obá Ayrá Bodê (Caixa D’Água), Casa de Oxumarê (Federação), Ilê Axé odé Omi Kenderê (Beirú), Ilê Axé Omó Omin Tun dê (Ribeira), Ala Bocun (Valéria), Ilê Axé Bàbá Omin Safuran (Rio Sena), Centro de Auxilio Espiritual Velho Chico de Aruanda (Liberdade) e no Nzo Kisimbi Keuamazi dya Nzaambi (Paripe).

Serviço:

O que: Seminário “Cultura Empreendedora nas Casas de Axé: Crescendo e Empreendendo”

Quando: 9 de novembro

Onde: Espaço Cultural Barroquinha, Salvador