Trilha Náutica: primeira turma recebe certificados no SAC Náutico de Salvador

A cidade de Salvador celebra hoje um marco significativo para o desenvolvimento econômico e a qualificação profissional na área náutica. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC), em parceria com a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos), a Polícia Federal e a Receita Federal, realizou a entrega de certificados para os participantes da primeira turma da Trilha Náutica.

O evento, que aconteceu no SAC Náutico, um pilar estratégico para a atração de regatas e embarcações estrangeiras, também desempenha um papel fundamental na economia náutica do município de Salvador. O SAC Náutico é um programa inédito no Brasil, gerido pela Prefeitura de Salvador em uma colaboração exemplar com instituições governamentais.

Os alunos foram capacitados em uma trilha inovadora, desenvolvida em parceria com empresas renomadas do setor, TRECON, VIACON e GRAU TÉCNICO. A Trilha Náutica foi desenhada com o objetivo claro de formar e qualificar profissionais, visando atender à crescente demanda do mercado náutico. Além disso, o programa visa favorecer a empregabilidade e estimular o empreendedorismo, contribuindo diretamente para o crescimento pessoal e profissional dos participantes nesse segmento especializado.

O conteúdo programático abordou temas essenciais para o setor, incluindo segurança no trabalho, eletricidade básica, mecânica de manutenção, meio ambiente, sustentabilidade e habilidades comportamentais (soft skills). Com uma carga horária total de 128 horas, os participantes passaram por um processo abrangente de aprendizado que os equipou com as habilidades necessárias para se destacarem no mercado náutico.

A entrega dos certificados representa não apenas a conclusão bem-sucedida da primeira turma da trilha Náutica, mas também um passo significativo na promoção do desenvolvimento econômico sustentável e na construção de uma força de trabalho qualificada para impulsionar a economia náutica de Salvador.

A Prefeitura de Salvador reafirma seu compromisso em investir no desenvolvimento profissional de seus cidadãos, abrindo oportunidades e fortalecendo setores estratégicos para o crescimento da cidade. Este programa exemplar demonstra a eficácia da parceria entre o setor público e privado na promoção do progresso econômico e social.